Principais Pontos turísticos de Brasília

Catedral Metropolitana de Brasília

Catedral de Brasília, Inaugurada em 1970, e projetada por Oscar Niemeyer, a Catedral possui um formato único, tem 40 metros de altura, formada por 16 colunas curvas de concreto que se unem no centro.
As estátuas em bronze dos quatro evangelistas guardam a entrada da igreja, que tem seu acesso por uma rampa em declive para o subsolo. O interior da Catedral é muito bem iluminado pela luz natural vinda dos vitrais coloridos do teto.
Visitação: Todos os dias, das 8h às 18h – Externa e interna livre

Torre de TV e mirante de Brasília

Vista do Eixo Monumental, a partir do mirante da Torre de TV. Além de sua função para transmissão de TV, a torre tem um mirante a 75 m de altura que oferece uma vista de 360 graus da cidade, principalmente esplanada dos ministérios e da região do estádio nacional, de onde se tem uma noção da grandeza do projeto arquitetônico urbano de Brasília.
A Torre de TV é um projeto de Lúcio, tem um total de 224 m de altura no total. Em sua frente há uma escultura chamada “Era Espacial”.

Congresso Nacional

Brasília – Congresso Nacional, Sede do Poder Legislativo Brasileiro, o Congresso Nacional foi projetado por Oscar Niemeyer e possuem em seu interior, um vasto acervo cultural e paisagístico. Os 2 edifícios em forma de H tem 28 andares e abrigam atividades administrativas.
Na cúpula convexa se encontra o plenário da Câmara dos Deputados e na côncava, o do Senado Federal. Ao redor dos edifícios principais, encontram-se os anexos.

Ponte JK
Ponte JKA Ponte Juscelino Kubitschek é uma obra do arquiteto Alexandre Chan, um exemplo de arquitetura arrojada, formada por três arcos metálicos que se intercalam por cima das pistas. A ponte JK tem 1200 metros de extensão e liga as saídas do Eixo Monumental à QL-26 do Lago Sul.

Praça dos Três Poderes, Mastro da Bandeira, Espaço Lúcio Costa, Museu histórico de Brasília e Panteão da Pátria

Monumento Os Candangos – Praça dos Três Poderes

Obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, a Praça dos Três Poderes é um espaço amplo (tem 120 x 220 m) que abriga as sedes dos três poderes: o Palácio do Planalto (poder Executivo), o Congresso (poder Legislativo) e o Supremo Tribunal Federal (poder Judiciário).
Na praça há algumas esculturas: Os Dois Candangos (no centro dela), considerada um símbolo de Brasília; A Justiça (em frente ao STF); a cabeça de Juscelino Kubitscheck, (na fachada do Museu Histórico de Brasília); o Pombal; a Pira da Pátria; o Marco Brasília; e o Mastro da Bandeira, que tem a maior bandeira permanentemente hasteada do mundo.

O Museu da Cidade foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1960 para preservar os trabalhos relativos à história da construção de Brasília. Possui uma exposição permanente com inscrições históricas.

No subsolo da praça, próximo ao STF, se encontra o Espaço Lúcio Costa, que abriga a enorme Maquete de Brasília.

Ao lado da bandeira também se localiza o Panteão da Pátria, uma coleção permanente de obras que homenageiam os heróis nacionais.

Palácio do Planalto

O Palácio do Planalto é uma obre de Oscar Niemeyer, inaugurado em 1960 para ser a sede do Poder Executivo, local de trabalho do Presidente da República. Rodeado por um espelho d’água, tem seu acesso feito por uma rampa entre pilares que mistura linhas retas com curvas.
No primeiro andar estão as salas nobres e salões de banquetes; no segundo fica o gabinete do Presidente da República; e no terceiro, os gabinetes Civil e Militar.

Palácio do Itamaraty

Projeto de Oscar Niemeyer, o Itamaraty é a sede do Ministério das Relações Exteriores. À sua frente e ao lado, o espelho d’água apresenta um belo paisagismo assinado por Roberto Burle Marx, onde há uma escultura de mármore nomeada de “Meteoro” que representa os cinco continentes. Possui jardins internos e salas com obras de arte presenteadas por personalidades e embaixadas estrangeiras. Visitas guiadas:
As visitas estão temporariamente suspensas. Para informações atualizadas, consultar o site do Itamaraty.

Palácio da Justiça – Brasília

Mais uma obra de Niemeyer, o Palácio da Justiça é a sede do Ministério da Justiça e possui arcos e espelho d’água parecido com o do Itamaraty, mas o diferencial são as lajes curvadas que formam cascatas artificiais presentes na fachada principal.
Visitação: Somente na área externa.

Supremo Tribunal Federal

Projetado por Oscar Niemeyer, possui colunas externas que seguem o mesmo modelo dos palácios do Planalto e do Alvorada. O STF possui obras de arte distribuídas por seus espaços e um museu com um plenário da antiga sede do Rio de Janeiro, repleto da historia das leis e constituições do Brasil.

Palácio da Alvorada

Mais uma obra de Oscar Niemeyer, o Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente do Brasil, uma das mais importantes obras da arquitetura de Brasília, o primeiro prédio construído em alvenaria na nova capital, inaugurado em 30 de junho de 1958.

Palácio do Buriti

Projeto de Mauro Jorge Esteves, o Palácio do Buriti é sede do Governo do Distrito Federal. Em sua frente há uma réplica da Loba Romana, em bronze, e a escultura “Forma Espacial do Plano”.
Visitação: O Palácio não oferece visitação interna, mas conta com uma bela praça revitalizada.

Estádio Nacional de Brasília – Mané Garrincha

Também conhecido como Mané Garrincha, o Estádio Nacional de Brasília foi todo reconstruído para Copa do Brasil 2014, no local do antigo estádio de 1974. Com capacidade para 71.400 pessoas, o estádio possui um design diferenciado, com 288 colunas de concreto aparentes em sua parte externa e sua cobertura convexa.
O estádio é o principal componente do Complexo Poliesportivo Ayrton Senna, que engloba também o Ginásio de Esportes Nilson Nelson e o Autódromo Internacional de Brasília Nelson Piquet.

Memorial Juscelino Kubitschek

Localizado em um dos pontos mais altos de Brasília, o Memorial JK foi construído para abrigar vários objetos pessoais que eram usados por Juscelino Kubitschek, como sua faixa presidencial, medalhas, entre outros, e também os seus restos mortais se encontram no local.

Memorial dos Povos Indígenas

Construído em 1987, este projeto de Oscar Niemeyer em forma de espiral representa uma maloca redonda dos índios Yanomami. O espaço tem por objetivo mostrar a diversidade e a riqueza da cultura indígena, contando com um acervo de peças representativas de várias tribos.
Visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h – Entrada franca

Museu do Catetinho

Estrutura de madeira com dois andares, foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek em Brasília. O nome Catetinho se deu em referência ao Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, sede do governo federal antes da construção de Brasília.
Hoje funciona como museu e tem toda a mobília e objetos pessoais de JK do período da construção de Brasília.

Templo da Boa Vontade

O Templo da Boa Vontade (TBV), oferece ambientes propícios à meditação, oração e reflexão. Conta com vários espaços: a Nave, Sala Egípcia, Mandala, Fonte Sagrada, Memorial Paiva Netto, Salão Nobre e a Galeria de Arte, um Centro de Convenções, Restaurante, auditórios, salas diversas, biblioteca e Salão Nobre.

Quartel General do Exército

Mais um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, o Quartel do Exército é composto por um conjunto de 10 edifícios, acompanhado por uma enorme estrutura em concreto em forma de concha que simboliza o punho da espada de Duque de Caxias.
Visitação: das 09h às 17h, sob agendamento pelo Fone: (61) 3415-5151 – Entrada franca

Planetário de Brasília

O Planetário de Brasília foi totalmente revitalizado depois de 16 anos fechado, agora conta com exposições, oficinas, aulas, exibições de filmes, biblioteca digital e três salas para reuniões e área de alimentação dentre outros.

Museu Nacional de Brasília

O Museu Nacional é mostra o que há de melhor na arte brasileira, espaço utilizado para exposições itinerantes de artistas renomados e temas importantes para a sociedade, palestras, mostra de filmes, seminários e eventos importantes.
Visitação: de terça a domingo, das 9h às 18h30 – Entrada franca

Teatro Nacional Cláudio Santoro

O teatro é mais um projeto de Oscar Niemayer, tem a forma de uma pirâmide irregular e sua fachada é uma composição plástica de cubos e retângulos de autoria de Athos Bulcão.
Abriga três salas de espetáculos – Martins Penna (437), Villa Lobos (1307) e Alberto Nepomuceno (95).

Museu da Caixa Econômica

Criado em 1980, o Conjunto Cultural da CAIXA foi criado com o objetivo preservar a história da instituição e promover manifestações artísticas e culturais. Conta com mais de 5000 peças valiosas, como máquinas de escrever e cofres antigos, entre outras coisas relacionadas com a Caixa Econômica Federal.

 

Centro de Convenções Ulisses Guimarães

 

Projeto do arquiteto Sergio Bernardes, o Centro de convenções ocupa uma área total de 54 mil metros quadrados, com capacidade para receber 9,4 mil pessoas.
O Centro é Subdividido em alas:
Ala Sul: Para montagem de exposições com 10,2 mil m².
Ala Oeste: Vão livre de 2 mil m² no térreo e quatro auditórios, oferece múltiplas opções, teatro, cinema, entre outros.
Ala Norte: Auditório Master, com capacidade para 3 mil pessoas, 13 salas moduláveis, área multiuso no 1º andar e dependências para imprensa e autoridades.

Torre TV Digital Brasília

Mais um projeto de Oscar Niemeyer, A Torre de TV Digital está localizada em um dos pontos mais altos do Distrito Federal.
A torre conta com um mirante situado a 120 metros de altura que oferece uma vista de 360º de Brasília, onde também há uma maquete da cidade.
Apelidada de “Flor do cerrado” a torre possui duas cúpulas em forma de pétalas: A primeira cúpula, a 60 metros, está reservada para instalação de uma sala de exposições e um café, e a segunda, a 80 metros de altura, abrigará um restaurante.

Lago Paranoá

O Lago Paranoá oferece diversas opções de lazer e tem o objetivo de aumentar a umidade da região que é bem seca.
Suas margens são repletas de restaurantes, shoppings, academias de ginástica, casas noturnas, clubes dentre outros, com destaque para o Pontão do Lago Sul.

Passeio de barco no Lago Paranoá

Existem várias opções de passeios de barco pelo Lago Paranoá, tanto pela manhã, quanto à tarde e até à noite. Os passeios passam por atrações naturais e pontos turísticos como o Palácio da Alvorada, a Ponte JK, o Parque Ecológico Ermida Dom Bosco e a Barragem do Paranoá. Também incluem banhos e mergulhos em partes do lago.

Pontão do Lago Sul

O Pontão do Lago Sul é o maior centro de entretenimento e lazer de Brasília, com uma bela visão para o Lago Paranoá e ótima estrutura de bares e restaurantes, onde se pode chegar de carro ou de lancha.
O Pontão cerca de 200 mil pessoas por mês que frequentam seus restaurantes, bares, quiosques, parquinho para crianças, caixas eletrônicos, feiras, exposições, show, eventos esportivos, entre outros.

Jardim Zoológico de Brasília

Inaugurado em 1957, o Jardim Zoológico de Brasília foi criado antes mesmo da capital, ocupa uma área de 139,75 hectares e conta com 1.300 animais, e 300 espécies de animais do Brasil e do mundo, alguns em ameaça de extinção.
O Zoo conta com diversos viveiros e lagos artificiais, uma ótima dica de lazer para curtir com a família.

Jardim Botânico de Brasília

O Jardim Botânico de Brasília conta com um ecossistema predominante de cerrado, com muitas plantas nativas e exóticas identificadas pros visitante. Conta também com diversas espécies de animais e trilhas ecológicas com a opção de ir de carro ou a pé.
Visitação: De terça à domingo das 9h às 17h – R$ 2,00 por pessoa

Parque da Cidade Sarah Kubitschek

O Parque da Cidade Sarah Kubitschek é o maior parque urbano de Brasília, com várias opções de entretenimento, como quadras de Vôlei, Futebol, Basquete, pista para corrida e caminhada, parque de diversões, quiosques, lago além de um pavilhão coberto para feiras e exposições.

Água Mineral – Parque Nacional de Brasília

O Parque Ecológico Água Mineral conta com piscinas abastecidas com águas das nascentes do local, áreas para pick-nick, e trilhas ecológicas nos 30 mil hectares de extensão onde é possível conhecer mais a fauna e a flora do local.
A Água Mineral é um dos mais famosos e conhecidos parques ecológicos de Brasília. Atualmente possui duas unidades, uma ao lado da outra, conhecidas como a velha e a nova Água Mineral, porém todas em perfeito estado de uso.

Parque Olhos D’Água

O Olhos D’água é bastante frequentado por quem gosta de praticar esportes ao ar livre em contato com a natureza. Possui uma grande extensão de área verde, com pistas de corrida e caminhada, trilhas no bosque, um lago central e um pequeno riacho que corta o parque. O parque conta com segurança 24 horas.